Para começo de conversa vamos entender as diferenças básicas entre uma hospedagem compartilhada e uma VPS e então vamos entender qual a hora certa de migrar.
– Hospedagem compartilhada:
Essas hospedagens são mais comuns e baratas, adquiridas por pacotes como “P, M, G” (pequeno, médio e grande).
Geralmente limitam o usuário por quantidade de armazenamento em disco, memória, domínios e contas de email.
– VPS:
VPS (Virtual Private Server) é uma maquina virtual dentro de um servidor, em planos VPS, temos usuários administradores com acesso a todas as funções para controle total da maquina virtual.
Quais as diferenças?
Na grande maioria as hospedagens compartilhadas são servidores que hospedam os arquivos de vários usuários ao mesmo tempo, tendo os processos divididos entre eles.
Em uma VPS além de ter um sistema somente para sua conta, seus arquivos são guardados no seu “perfil” de usuário, e você consegue alocar memória, HD, banda e processador para que funcione exclusivamente para você.
Quando migrar
Quando começamos um projeto, muitas vezes não imaginamos na quantidade de acessos que ele possa ter, logo quando o mesmo começa a se tornar conhecido você começa a notar lentidões em sua hospedagem compartilhadas e até mesmo nota o site fora do ar.
Isso acontece porque além de você outras pessoas estão consumindo os recursos do servidor, então é comum seu site sair do ar até mesmo sem ser sua culpa, ou culpa do tráfego. rsrs
Então esse é o momento exato que você deve pesquisar os melhores preços para contratar uma VPS que segure o seu promissor projeto por um bom tempo, até ser necessário migrar para um dedicado, mas aí é conversa para outro artigo.
Deixe uma resposta